5 dicas da medicina oriental para fortalecer o corpo e aumentar a imunidade


Técnicas da medicina oriental
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Por conta de vários problemas de saúde, o engenheiro japonês Katsuzo Nichi, que viveu entre o final do século XVIII e a primeira metade do século XIX, tinha uma baixa expectativa de vida de acordo com médicos que avaliaram o seu caso. Um dos especialistas chegou a afirmar que seria extremamente improvável ele superar a casa dos 20 anos de idade.

Desesperados e sem muitas opções aparentes para curar filho, os pais de Nichi o levaram a um mosteiro budista. Era a última esperança da família. E foi no local que o ainda adolescente teve acesso às mais variadas técnicas de luta, meditação e a livros recheados de informações sobre a medicina oriental.

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No final das contas, o engenheiro superou (e muito) a expectativa dos médicos graças a tudo o que aprendeu e viveu até os 75 anos. Em 1927, quando gozava de plena saúde, aos 44 anos, o japonês escreveu um livro no qual compartilhou parte das técnicas que aprendeu para fortalecer o seu corpo e elevar a sua imunidade.

Abaixo, compartilhamos cinco delas:

Manter a coluna reta

Muitas pessoas não sabem, mas boa parte dos problemas que são desenvolvidos nos órgãos do corpo estão ligados à curvatura da coluna vertebral. Portanto, é muito importante prestar atenção na postura durante o dia e também durante o sono.

A recomendação é para que o corpo fique em linha reta enquanto dormimos. Isso ajuda a melhorar não só a circulação sanguínea como também o funcionamento dos órgãos digestivos.

Utilizar um rolo ao invés de um travesseiro comum

Nós simplesmente não temos controle da nossa cabeça enquanto dormimos. Não é nada incomum deitarmos em uma posição e acordarmos em uma outra completamente diferente. Pode até não parecer algo tão sério, mas não deve ser ignorado. Dentre fatores de risco está a escoliose no pescoço.

A dica é se deitar com um rolo abaixo da 3ª ou 4ª vértebra para manter o corpo reto e deixar a cabeça mais estável. A imagem acima, referente também à primeira dica, exemplifica o processo.

Exercício “peixe de ouro”

Apesar de parecer um pouco estranho (e até mesmo engraçado), o ‘peixe de ouro’ é um exercício que ajuda a melhorar a circulação sanguínea. Ele deve ser feito da seguinte forma:

  1. Deite em uma superfície sólida com a barriga para cima;
  2. Deixe seus calcanhares alinhados lado a lado e encostados no chão;
  3. Entrelace as mãos por trás do pescoço. Mais especificamente, na região da 3ª e da 4ª vértebras;
  4. Por dois minutos, mova o corpo para a esquerda e para direita como um peixe.

Melhorar a circulação na cabeça
  1. Deite em uma superfície sólida e deixe um rolo sob a 3ª e a 4ª vértebras do pescoço;
  2. Levante as pernas e os braços flexionando de maneira bem leve os joelhos e os cotovelos;
  3. Agite os membros levantados.

Exercício em prol do estômago e da coluna

Um pouco mais complexo que os anteriores, o exercício abaixo favorece o funcionamento do sistema digestivo e fortalece a coluna. Os passos são os seguintes:

  1. Sente-se com as pernas cruzadas e, sem mexer na posição dos braços, mova os seus ombros para cima e para baixo;
  2. Na sequência, de volta à posição inicial, dobre de forma suave a cabeça em direção ao ombro esquerdo. E em seguida faça o mesmo na direção do ombro direito.
  3. Agora, segure a sola dos pés e levante a cabeça para cima, e em seguida para baixo;
  4. Com os cotovelos um pouco dobrados, levante os braços para os lados enquanto os mantém paralelos ao chão;
  5. Junte as mãos e leve-as de frente ao rosto, em volta das costas e desça o queixo até o peito para tocá-lo;
  6. Espalhe as mãos para os lados, junte as omoplatas, deixe as costas endireitadas e leve a cabeça para trás. Fique sete segundos na posição;
  7. Retorne à posição inicial e faça novamente o primeiro movimento. Quando os ombros forem movidos para cima, inale, e ao descer, expire.

O período ideal do exercício é cerca de dez minutos.

Imagens retiradas do site ‘Cura pela Natureza’
Fonte: Cura pela Natureza

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