Conheça 4 perigos que corremos ao consumir água não tratada


PUBLICIDADE

O Brasil é um dos poucos países em que podemos confiar na condição da água que consumimos. Com cerca de 5,660 milhões de metros cúbicos, estamos no topo do ranking, seguidos por Russia e Canadá.

Infelizmente, isso não significa abundância para a maioria habitantes e regiões. Muitos ainda vivem uma situação precária em relação a qualidade da água que consumem.

PUBLICIDADE

Uma nova linha de pensamento traz a ideia de que as pessoas devem parar de consumir água potável, para não serem privadas de alguns nutrientes benéficos á saúde humana.

Segundo estas pessoas, esses nutrientes são eliminados no processo de tratamento que a água é submetida para se tornar potável.

 O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos alerta sobre os perigos deste hábito. Essa “água bruta” pode contar uma série de organismos nocivos à nossa saúde.
Dentre vários perigos, o site Daily Mail listou os 4 mais piores.
Confira:
1- Cryptosporidium
Esse é um protozoário super resistente e difícil de eliminar. Ele é encontrado em nascentes de rios e procria no intestino humano, causando diarréia, cólicas, dor, náuseas, vômitos, febre e desidratação.
Além disso, por conta da alta resistência deste invasor, é preciso ter cautela em relação as fezes de animais contaminados. Eles podem sobreviver durante bastante tempo mesmo longe de um hospedeiro.
2- Giardia lambia

Um organismo difícil de ser tratado e fácil de ser transmitido. Nos mundo, cerca de 8% das crianças e 2% dos adultos são contaminados Giardia.
Como o Cryptos, ele também é transmitido de animais para animais, e animais para humanos. Os sintomas variam entre dores de cabeça, perda de peso e diarréia.
O ideal é que você procure um médico ou um veterinário para o seu animal.
3- Shigella

Bactéria mortal que causa a morte de 600 mil pessoas por ano em todo o mundo.
Os sintomas são bem semelhantes aos dois primeiros, como disenteria, febre, náuseas, vômitos e diarréias. Porém, ela pode causar pequenas hemorragias internas.
Facilmente encontrada em poços e córregos.
4- Organismos não identificados
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças possui uma lista com diversos outros organismos não identificados. Eles são capazes de prejudicar gravemente a saúde humana tanto quanto os três acima.
Nesta última imagem do arquivo do CCPD podemos ver um organismo encontrado em água bruta.

 

Está mais do que comprovado que água de origem duvidosa e não potável não é o ideal para a saúde dos seres humanos.

Fonte: Jornal Ciência

POSTS PATROCINADOS