Conheça mais sobre o lúpus, doença que atinge milhares de pessoas no Brasil e no mundo


Luta contra o lúpus
Luta contra o lúpus
PUBLICIDADE

Você já ouviu falar sobre o lúpus? Ele é uma doença crônica e autoimune, que produz uma quantidade em excesso de anticorpos, provocando um desequilíbrio no sistema de defesa. Nele, a defesa acaba atacando o próprio corpo/organismo e, em especial, o núcleo das células saudáveis, além dos tecidos.

A doença não tem cura, mas há tratamento. Porém, seu diagnóstico nem sempre é rápido: há alguns casos em que leva-se anos para identificá-la. Ainda não se sabe as causas do lúpus, mas acredita-se que está relacionado a fatores genéticos e até infecções virais, mas vale ressaltar que não é uma contagioso.

PUBLICIDADE

Não há dados concretos, mas estima-se que, no Brasil, 65.000 pessoas tenham lúpus. Hoje, 10 de maio, é o Dia Internacional de Atenção à Pessoas com Lúpus. A data é importante para conscientizar a população sobre os sintomas e tratamentos, além de desmistificar preconceitos. E ganhou ainda mais destaque na voz de celebridades que lutam contra a doença.

Por isso, conheça algumas:
  • Selena Gomes: A cantora foi diagnosticada com lúpus em 2014 e chocou ao revelar o fato em uma entrevista à Billboard. Ela precisou passar por sessões de quimioterapia e em 2017, quando a doença se agravou, precisou de um transplante de rim, doado pela sua amiga.

Luta contra o lúpus

  • Lady Gaga: Outra cantora famosa acometida pela doença. Ela revelou seu diagnóstico em uma entrevista em janeiro de 2010, contando que outras pessoas em sua família também têm o lúpus. Ela já precisou adiar alguns shows por complicações decorrentes da doença.

Luta contra o lúpus

  • Astrid Fontenelle: A apresentadora foi diagnosticada em 2012 com lúpus e trava uma batalha contra a doença. Além disso, fala abertamente sobre o assunto, ajudando outras pessoas que passam pelo mesmo a enfrentar de peito aberto a condição. Já até citou os obstáculos pelos quais passou e como a família foi essencial nesses momentos.

Luta contra o lúpus

  • Seal: O cantor tem cicatrizes no rosto, causadas pelo lúpus. Ele contou, em 2009, ao Mirror, que contraiu a doença aos 21 anos e chegou até a perder os cabelos.

Luta contra o lúpus

A doença não tem cura, mas quando diagnosticada cedo, é possível começar um tratamento incisivo e que amenize os sintomas e efeitos do lúpus. Além de evitar uma evolução da doença! Quem convive com o lúpus, precisa também lidar com o preconceito, por isso, é necessário falar sobre ele e mostrar que não há motivo para receios.

Foto: Reprodução

Fonte: Estrelando 

POSTS PATROCINADOS