Conheça a sarcopenia, doença que atinge principalmente pessoas acima dos 40 anos


A sarcopenia é uma doença que faz com que os músculos fiquem mais fraco progressivamente.
PUBLICIDADE

Os músculos são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Eles são os responsáveis por garantir o equilíbrio e a nossa movimentação. Sem eles nós ficamos fracos e não conseguimos realizar atividades simples do cotidiano. Por isso garantir um bom percentual da massa muscular é essencial para um estilo de vida saudável.

Entretanto não é nada fácil manter os músculos sempre ativos, especialmente se você não é um frequentador fervoroso de academias. O fato dos músculos perderem a força pode estar atribuída a uma doença conhecida como sarcopenia. Ela atinge principalmente pessoas acima de 40 anos que devido à doença vão perdendo progressivamente a massa magra do corpo. Isso faz com que os músculos enfraqueçam e que a pessoa tenha cada vez  menos força para realizar qualquer ação.

PUBLICIDADE

Um estudo apontou que os indivíduos perdem cerca de 8% da massa muscular a cada década a partir dos 40 anos. Porém os atingidos não se restrigem só a esse grupo, pessoas de qualquer idades podem apresentar a doença, inclusive mulheres que fazem o uso de anticoncepcionais.

Mulheres que fazem o uso de anticoncepcionais ou que já passaram pela menopausa são grandes atingidas.

 

Para que a doença seja evitada existem inúmeras formas de evitar, e a maioria é simples. Com  apenas algumas mudanças nos hábitos alimentares e na prática de exercícios físico, esse quadro pode ser revertido e até evitado.

Uma dieta rica em proteína animal, como o ovo, aliado à um rotina intensa de exercícios físicos é a combinação perfeita para lutar contra o enfraquecimento dos músculos. Outro método muito recomendado é o consumo do suplemento bodybalance, uma proteína que contém colágeno e promete te ajudar no aumento do tônus muscular.

O mais importante disso tudo é antes de começar qualquer dieta ou estilo de vida, devemos sempre consultar um médico para que possamos analisar com mais clareza as necessidades dos nosso corpos.

Fonte: Jc Uol

POSTS PATROCINADOS