Cientistas criam band-aid inteligente capaz de realizar tratamento completo de cicatrização


PUBLICIDADE

Quando nos machucávamos na época da infância, nossas mães sempre apareciam com algum curativo ou com o band-aid para cobrir o machucado e não deixar ele exposto. Entretanto com o avanço da medicina, o band-aid acabou ganhando mais funcionalidades do que simplesmente proteger o machucado.

Um grupo de cientistas norte-americano conseguiu desenvolver um band-aid super eficiente capaz de liberar doses precisas de antibióticos, analgésicos ou outros medicamentos, facilitando assim o tratamento de feridas ligadas a doenças crônicas.

PUBLICIDADE

.

A invenção, criada por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, da Harvard Medical School e do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), tem em sua composição fibras de algodão condutoras revestidas por um gel as quais podem ser controladas a distância por um smartphone ou outros dispositivos que irão dar o comando de qual remédio e a dose que será liberada.

O band-aid que pode conter variados medicamentos e assim que ativado o microcontrolador, uma pequena tensão elétrica aquece as fibras e o hidrogel da bandagem e, consequentemente, libera o medicamento na pele.”Essa combinação e controle poderia substancialmente melhorar ou acelerar o processo de cicatrização” afirma Ali Tamayol, professor de engenharia mecânica e de materiais da Universidade de Nebraska-Lincoln. “Você pode liberar vários medicamentos com diferentes perfis de lançamento. Essa é uma grande vantagem em comparação com outros sistemas.”

Apesar de testes realizados em ratos surpreenderem com resultados positivos, outros experimentos ainda devem ser feitos em animais e também em humanos antes de entrar no mercado.

Imagens / Reprodução Internet

POSTS PATROCINADOS