Beber de três a quatro xícaras de café por dia evita problemas no coração, diz pesquisa


Tomar café faz bem à saúde
PUBLICIDADE

Os amantes de café receberam uma ótima notícia nessa semana. De acordo com um estudo publicado na ‘British Medical Journal’, uma conceituada revista acadêmica britânica de medicina, beber de três a quatro xícaras de café por dia faz toda a diferença para a saúde.

Segundo a pesquisa, o consumo da bebida pode ajudar a diminuir as chances de graves doenças se manifestarem. Dentre elas estão derrames cerebrais e ataques no coração.

PUBLICIDADE

Os pesquisadores identificaram que pessoas que tomam café têm 30% a menos de chance de sofrerem algum derrame em comparação a quem não bebe. Da mesma maneira, quem o consome tem 19% menos possibilidade de ter alguma doença no coração.

Nem tudo é benefício

Apesar do café fazer tão bem, a regra não é válida para todas as situações. O estudo, que faz uma análise por cima de outras 218 pesquisas já realizadas – vale ressaltar que os resultados variam – mostram que a cafeína pode fazer muito mal a gestantes e a pessoas que tenham propensão a fraturas ósseas.

Os cientistas afirmam, também, que embora quantidades moderadas de café façam bem, ele não deve ser consumido apenas como algo que previne doenças. E acompanhamentos como cremes, bolos e doces, nem pensar!

Ainda assim, o coautor do estudo, o professor Paul Roderick, levanta a questão de ainda não é possível garantir que o café realmente é um fator chave para diminuir o risco de doenças. Os hábitos bons ou ruins (como praticar atividades físicas ou fumar, respectivamente), além de questões como a idade devem ser considerados.

POSTS PATROCINADOS