8 coisas que os seus pés estão querendo te dizer sobre a sua saúde


PUBLICIDADE
Nossos pés podem ser as partes mais negligenciadas do nosso corpo.

Os pés foram nosso único meio de transporte durante muitos anos, mas hoje eles são um pouco negligenciados.

Algumas pessoas, por causa da estética, cuidam deles de forma surpreendente, frequentando podólogos e manicure regularmente.

PUBLICIDADE

Mas segundo o site Little Things, existem muitos outros motivos pelos quais devemos dar a atenção que eles merecem. Os pés nos mostram vários sinais de que a nossa saúde pode não estar muito bem.

Dê uma olhada em seus pés, e veja se você está com algum destes sintomas abaixo.

1- Pés secos e escamosos

Todos nós estamos propensos a passar por algum período em que nossos pés ficam mais secos do que o de costume. Porém, se este ciclo se estender, pode ser um indicativo de problemas com a tireóide.

É sempre bom lembrar que disfunções na tireóide produzem vários sintomas. Se você acha que seu pé seco e escamoso é um deles, vá ao médico.

2- Dedos sem pelos

Apesar de parecer engraçado imaginar uma pessoa com os dedos dos pés carecas, isso pode indicar um problema muito sério que merece atenção.

Segundo o site Mayo Clinic, a perda de cabelos nesta região é um sinal de problemas na artéria periférica, ou seja, distúrbios na circulação sanguínea.

 

3- Feridas que não se curam

Um corte ou ferida que não se cura pode ser mais preocupante do que você imagina.

Isso é um forte sinal de que você pode ter diabetes. Por causa da fonte de sangue, que esta bastante distante da região, a baixa circulação causada pela doença dificulta a cicatrização de machucados, por não receber a quantidade necessária de células vermelhas.

4. Dedos inchados

Está com problemas na hora de calçar seus sapatos por causa dos dedos inchados? Esse é um sintoma comum da gota.

Gota é uma espécie de artrite desencadeada pelo consumo de alguns tipos de alimentos, como: carne vermelha e bebidas alcoólicas.

5. Manchas e listras nas unhas

Já notou pequenas listras vermelhas embaixo das unhas? Se elas aparecerem constantemente, o indicado é que você procure um médico. Pode se tratar de uma doença séria, como Lúpus ou até mesmo infecções nas válvulas do coração.

Já as listras, indicam um nível baixo de proteínas no seu sangue. Elas são relacionadas à desnutrição.

6. Dedos arredondados

Isso acontece quando o tecido abaixo das unhas engrossa, e as pontas dos dedos tornam-se arredondadas e bulbosas. Esse sintomas estão conectados ao câncer de pulmão, câncer de estômago, doença intestinal inflamatória e problemas no fígado.

7. Unhas tortas

Unhas que crescem tortas, além da aparência esquisita, podem estar ligados diretamente à problemas como anemia ou lúpus.

8. Envergadura do peito dos pés

Se você desenvolver essa característica de forma repentina, precisa prestar bastante atenção. Isso pode indicar problemas com o sistema nervoso, poliomielite e tumor no cordão espinhal.

E aí? Agora que você sabe de tudo isso, vai dar mais atenção aos seus pés?

POSTS PATROCINADOS