Conecte-se conosco

Curiosidades

12 truques para limpar objetos que você achou que ficariam sujos para sempre

Publicado

em

Você tem dificuldades para limpar as grelhas do seu fogão, as molduras das janelas, o estofamento, entre milhares de outras coisas? Aqui nós te damos algumas dicas de como fazer a limpeza ficar muito mais fácil.

1. Grelhas do fogão

É comum que elas fiquem cheias de óleo na grade, então para limpá-las basta usar um pouco de amônia. Coloque a grelha dentro de um saquinho plástico e adicione de duas a três colheres da solução. Deixe por 12 horas e depois lave normalmente. Pronto.

Anúncios

2. Molduras das janelas

Para limpá-las polvilhe a parte inferior da moldura com bicarbonato de sódio e encha um frasco de spray com água e vinagre em uma proporção de 1:1 e coloque o bicarbonato. Depois esfregue suavemente com uma escova de dentes velha e limpe primeiro com uma toalha de papel e depois com um pano molhado. Agora está limpinho, não?!

3. Estofamento

Você já teve problemas com isso, eu aposto. Para limpá-lo, misture uma colher de sopa de bicarbonato, 1/3 de um copo de vinagre, um pouco de água quente (mas não fervente) e uma colher de sopa de sabão em pó. A mistura funciona perfeitamente para remover manchas do estofamento.

Anúncios

Além disso, o bicarbonato pode trazer um frescor ao seu sofá: apenas espalhe uma camada fina no topo e deixe por algumas horas e depois use um aspirador.

4. A área entre as telhas do banheiro

Um verdadeiro inferno de limpar, não?! Essa sujeirinha chata pode ser tirada esfregando a área afetada com uma mistura de vinagre e bicarbonato. Deixe a mistura na superfície por alguns minutos e depois lave com água e seque.

Anúncios

5. A pia

Para limpar a região da pia, misture duas colheres de sopa de soda cáustica e duas colheres de bicarbonato de sódio comum. Depois disso, esfregue na superfície da pia levemente molhada. Depois de dez minutos, misture 50 g de vinagre e 50 g de água sanitária. Espere por uma hora e meia e então lave a pia com água.

6. O forno

Nada mais insuportável do que isso. Então aí vai:

Anúncios

Coloque um pouco de amônia em um pequeno contêiner e deixe no forno sem aquecimento durante a noite. De manhã, a sujeira vai ser facilmente eliminada das janelas do forno.

O cheiro também irá embora mais rápido, mas lembre-se de deixar as janelas abertas enquanto estiver limpando-o e use sempre luvas de borracha.

7. Torneiras cromadas

Ninguém merece limpar isso, não? Veja a dica: para deixar a superfície das torneiras cromadas limpas por um bom tempo, limpe-as com papel de cera. Logo, você irá passar muito menos tempo no banheiro limpando.

Anúncios

8. O microondas

Um inferno limpar o microondas, não? A gente te ensina como economizar tempo: coloque um copo de água em um contêiner largo e adicione várias colheres de vinagre.

Depois, deixe-o no microondas, ligue-o e espere até as janelas embaçarem e desligue. Deixe esfriar por mais ou menos 15 minutos antes de abrir a porta. E então retire o contêiner e limpe o interior do microondas com uma esponja úmida. Viu resultado?

Anúncios

9. Tapetes

Para isso, limpe primeiramente a área manchada para deixá-lo molhado. Espirre um pouco de bicarbonato, deixe por 10 minutos e depois passe o aspirador.

Depois disso, misture uma colher de sopa de detergente líquido com uma colher de sopa de vinagre e junte a mistura à água quente (cerca de dois copos). Esfregue a área das manchas e deixe secar. Prontinho.

10. Prataria

Anúncios

Problemas para limpar a prataria? Solução fácil: pegue um grande contêiner e cubra-o com papel alumínio. Encha-o com água quente e metade de um copo de sal e a outra metade de bicarbonato. Encharque a prataria na mistura por uns 30 minutos e em seguida lave e limpe com um pano seco. Curtiu?

11. Tábuas de corte

Todo mundo sabe que essas tábuas sempre ficam com essas manchas terríveis que não saem por nada. Com esse método isso vai mudar.

Primeiro de tudo: tenha certeza de que as tábuas estão secas para então esfregar um pouco de sal. Agora esfregue usando uma esponja ou escova submersa em água quente. Repita se necessário. Viu diferença?

Anúncios

12. Estofo de automóveis

Para tirar essas manchinhas indesejáveis, misture água e detergente líquido em um uma garrafa de spray em medidas 1:1 e espirre a mistura no estofo de uma distância de 10 cm. Esfregue com uma escova com cerdas macias e depois com um pano limpo e um pouco de água quente. Lembre-se de ir limpando aos poucos as áreas menores e lembre-se também de tirar um pouco da sujeira do pano.

Por último, use um pouco de pano de microfibra para ajudar a secar.

Anúncios

E aí? Funcionaram as dicas? Conta pra gente.

B. Ponzio

Fotos: © Fabulously Frugal, © snapguide, © onsuttonplace, © lizzywrite,© practicallyfunctional, © mirror, © bimg, © TipHero, © Shane White, © onsugar, © TipHero, © gosdim.

Anúncios

Curiosidades

Entenda o confronto entre Irã e Israel.

Publicado

em

A agressões entre Irã e Israel em território sírio elevaram a tensão na região em um nível que não é visto há muito tempo.

Três especialistas explicam o contexto e por que é preciso estar atento a esta conflito:
o professor da UnB Pio Penna Filho, o professor do curso Clio Tanguy Baghdadi e o professor da PUC-Rio Márcio Scalércio.

Qual é a origem da rivalidade entre Irã e Israel? 

São basicamente três questões que explicam a rivalidade entre os dois países: as relações com os Estados Unidos, a religião e a geopolítica regional. 

Relação com EUA

Israel é um tradicional aliado dos EUA desde a sua criação, em 1948. O Irã, entre o final da segunda guerra mundial e a revolução iraniana de 1979, também era — inclusive foram os americanos que apoiaram o programa nuclear do Irã durante os anos 1950 para fins pacíficos. Entretanto as relações entre Irã e EUA mudaram com a revolução iraniana, que teve um caráter anti-americano e instaurou no país um governo teocrático. A partir daí, os Estados Unidos começaram a ser vistos pelo Irã como rivais. Israel também entrou na lista dos inimigos do país. 

Religião

A religião também tem um grande peso nessa rivalidade. Desde que foi criado, Israel, um estado judaico, é visto como um outsider em uma região dominada pelos muçulmanos. Os países de maioria muçulmana não aceitaram a criação de Israel, dando origem à Guerra dos Seis Dias — um conflito entre Israel e Síria, Egito, Jordânia e Iraque — em 1967. Israel saiu vencedor, com o apoio dos EUA. De uma certa maneira, os muçulmanos se sentem ofendidos com a presença de Israel, como conta o professor de política internacional do Clio, Tanguy Baghdadi. 

Anúncios

Disputa geopolítica

Por fim, a disputa pelo poder na região também antagoniza os dois países. Atualmente Israel e Irã são considerados os grandes players da região. Israel é muito poderoso, dono de um aparato militar moderno, e o Irã está fazendo investimentos pesados em segurança, além de possuir um numeroso exército. Outro agravante é o vínculo do governo iraniano com os xiitas do grupo terrorista Hezbollah, que ocupa regiões ao sul do Líbano e que não reconhece a existência de Israel. 

Por que o conflito está ocorrendo em solo sírio? 

Este conflito está se desenvolvendo em território sírio pelas circunstâncias da própria guerra civil da Síria, em que Irã e Israel ocupam lados opostos — Irã apoiando, junto com a Rússia, o governo de Bashar al-Assad, e Israel, ao lado dos EUA, dando suporte aos rebeldes. Neste momento, Assad está se consolidando no poder, ou seja, isso representa uma grande presença do Irã e suas tropas em território sírio, que faz fronteira com Israel. Essa aproximação é vista como ameaça por Israel, que não exitará em atacar caso se sinta ameaçado.  

Qual a relação destes ataques com a saída dos EUA do acordo nuclear do Irã? 

Não se pode dizer que houve uma consequência direta, mas os dois acontecimentos fazem parte de um mesmo contexto. O fato de os Estados Unidos se retiraram do acordo nuclear do Irã aconteceu por uma pressão de Israel e da Arábia Saudita, e a partir disso, esses dois países passaram a entender que não há nada que impeça o Irã de iniciar um conflito. O ataque de Israel às bases iranianas na Síria é uma mostra que Israel está se antecipando e tentando diminuir o poder do Irã no país de Assad. 

Quais são as chances de uma guerra entre Irã e Israel? 

Segundo os especialistas em relações internacionais ouvidos pela reportagem, a chance existe, embora seja impossível estabelecer uma probabilidade exata. E essa seria uma guerra muito difícil para o mundo todo, devido ao grande potencial militar dos dois países.
Fonte

Anúncios
Continue lendo

Curiosidades

Cantor se emociona ao reencontrar mulher que cuidou dele há 22 anos

Publicado

em

O cantor Thiaguinho se emocionou bastante ao reencontrar a mulher que cuidou dele há 22 anos. O momento foi emocionante!

Na época, o artista ainda não era famoso e chegava no Rio para participação em um show, quando passou mal no avião. Socorrido por Isabel Cristina, Thiaguinho contou à mulher que não sabia andar pela cidade, e ela se mostrou solidária.

Sensibilizada, a mulher o acompanhou até o local do show e ainda ofereceu um lugar para ele dormir. A história viralizou quando Thiaguinho contou o caso em um podcast. Agradecer a senhora que o ajudou era um desejo do cantor. E ele realizou na última semana!

Fonte

Continue lendo

Curiosidades

Esta cidade francesa está fazendo de seu cemitério uma fonte de energia solar.

Publicado

em

Uma comunidade no Loire, em França, apresentou uma ideia movida a energia solar que irá ultrapassar dois obstáculos num único salto.

A cidade de Saint-Joachim está localizada perto do pântano de Brière, uma turfeira que é facilmente inundada pela água. O cemitério local fica a 0 pés acima do nível do mar e a água parada tornou-se um grande problema.

O prefeito acabou propondo cobrir o cemitério para desviar a água da chuva para tanques de coleta para regar a grama ao redor do cemitério e do complexo esportivo próximo nos meses secos de verão.

Painéis solares – transparentes e transparentes – também foram propostos para a cobertura aérea básica, e cada morador recebeu uma carta explicando a proposta e pedindo sua opinião sobre a ideia.

97% dos residentes de Saint-Joachim gostaram do conceito e foi rapidamente determinado um esquema de partilha de energia, segundo o qual cada residente pagaria 5,00 euros por uma parte da energia ali gerada, o que poderia ser suficiente para abastecer cerca de 1.000 pessoas com energia solar suficiente para poupar algumas centenas de euros por ano nas suas contas de electricidade.

Anúncios

Fonte

Continue lendo

Destaques