12 maneiras de usar a cebola como aliada contra doenças


PUBLICIDADE

Que as cebolas são queridas pelos brasileiros, todo mundo já sabe. Seu uso é frequente na culinária, em saladas, aperitivos e temperos, mas muitos dizem que elas são ainda mais úteis na cura de doenças e em problemas cotidianos.

Isso acontece devido ao enxofre contido na planta, que faz a cebola ser capaz de aumentar sua imunidade, parar vômitos, tratar problemas respiratórios e ajudar no tratamento de diabetes, doenças cardíacas, baixo colesterol e artrite.

PUBLICIDADE

Ela era usada por índios para combater gripes e resfriados e foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como ótimoingrediente para melhorar infecções respiratórias, tosse e congestão.

Confira algumas maneiras saudáveis de utilizar a cebola em doenças cotidianas:

1. Tosse

Caso você esteja com tosse, você pode descascar e cortar uma cebola ao meio. Em seguida, é só adicionar uma colher de açúcar mascavo a cada metade e as cobrir por uma hora. Coma a mistura duas vezes por dia e você se livrará dela.

Ela faz isso por conta da presença do enxofre, que contém propriedades antibacterianas, capazes de matar micróbios causadores de tosse. Ele também reduz dores e inflamações que podem acompanhá-la.

2. Queda de cabelo

Seu cabelo está caindo muito? Você pode ferver água com uma cebola e usar o líquido antes do shampoo ao lavar o cabelo para lutar contra a queda.

Suas propriedades antibacterianas vão parar a caspa e promover crescimento, enquanto os antioxidantes presentes nela cessarão a queda e ajudarão os fios a crescerem saudáveis.

3. Aliviar pulmões congestionados

Quando estiver com o peito congestionado, esmague uma cebola e adicione óleo de coco, formando uma pasta. Em seguida, espalhe a pasta adquirida em seu peito e cubra com um pano de prato.

Isso funciona porque o antibiótico natural presente nela fortalece a imunidade. Sem falar que as substâncias que a planta evapora também são um ótimo expectorante para aliviar o muco em seus pulmões, que causa tosse e desconforto.

4. Amenizar cólicas de bebês

Para acalmar um bebê com cólica, você pode dar a ele uma colher de sopa de chá de cebola até que ele se acalme. É só ferver uma cebola amarela com água e deixar esfriar.

O que faz o chá ser perfeito para esses casos são as propriedades presentes na cebola que relaxam músculos, fortalecem o estômago e regula a digestão.

5. Melhorar picadas de inseto

Caso alguém que você conheça seja picado por um inseto, você pode aconselhá-lo a espremer uma cebola e aplicar o suco no local da picada. As propriedades anti-inflamatórias reduzirão o desconforto e a inflamação do ferimento.

6. Aliviar uma infecção no ouvido

Todos nós sabemos como elas podem ser irritantes. Para aliviar essa dor, corte uma cebola, coloque um pedaço dentro de uma meia fina e amarre-a. Insira a meia em sua orelha e deixe-a firme com um chapéu. Deixe-a lá dentro até que a dor passe.

7. Cortes

Sabe aquela pele fininha que envolve a cebola? Ela é antisséptica, e você pode colocá-la sobre um corte para parar sangramentos rapidamente.

As propriedades antibióticas e anti-inflamatórias ajudarão a curar o machucado, enquanto as antimicrobianas irão prevenir que ele infeccione.

8. Aliviar uma garganta inflamada

Você sabia? Você também pode preparar um chá com a pele da cebola e fazer gargarejo com ele para aliviar o desconforto de uma garganta inflamada.

Dessa forma, as propriedades anti-inflamatórias da cebola lidarão com a dor e a inflamação. Caso o gosto esteja muito ruim, é possível que você adicione limão e mel.

9. Parar vômitos

Você pode acabar com vômitos se picar uma cebola e apertá-la com a ajuda de uma gaze para coletar seu caldo. Faça um pouco de chá de hortelã e deixe esfriar.

Depois disso, você deve beber duas colheres do suco de cebola. Espere cinco minutos e beba duas do chá de hortelã. É importante repetir esses passos até que o vômito cesse.

10. Purificar o ar

Você pode se proteger de bactérias colocando uma cebola partida ao meio em uma tigela e deixando-a lá durante a noite. A planta absorverá bactérias e vírus que habitam no ar, protegendo-o de doenças.

11. Tratar queimaduras pequenas ou de sol

Caso você se queime, você pode esfregar a cebola no local lesionado para prevenir infecções. O enxofre deve acelerar a regeneração da pele e reduzir a queimação e a vermelhidão.

12. Febre

Você também pode usar cebola para melhorar de uma febre, sabia? Aplique óleo de coco e pequenas fatias da planta na sola de seus pés. Enrole-os com filme plástico e cubra com meias.

Com o passar do tempo, a cebola irá absorver toxinas, bactéria e a doença do corpo.

As dicas comprovam que a cebola não é útil apenas para a culinária, não é mesmo? Lembre-se da planta quando estiver com algum dos problemas mencionados – ela é barata, fácil de ser manuseada e muito útil. Esperamos que tenha gostado e que acrescente a cebola aos seus remédios naturais!

Fotos: Reprodução/Internet

POSTS PATROCINADOS