12 indícios de que você bebe pouca água


PUBLICIDADE

De todas as coisas que bebemos, não tem nada mais saudável do que a água. Mas nem todos nós nos lembramos de tomar nossa dose diária de pelo menos 2 litros por dia. Tá, se não conseguir beber tudo isso, não tem taaaanto problema assim.

PUBLICIDADE

Mas, se você percebe alguns desses sinais durante o dia, provavelmente não está tomando uma boa quantidade de água.

Melhor prestar atenção:

1. SENSAÇÃO DE BOCA seCa

Esse provavelmente é o mais perceptível. Assim que sentimos a boca seca, tentamos nos aliviar com algum líquido, mas em questão de minutos, o efeito pode voltar a te incomodar. A água tem o poder de lubrificar tanto as mucosas da boca como da garganta, umedecendo a área, do jeito que tem que ser.

2. pELE SECA

A pele seca é um dos primeiros sinais que conseguimos nos dar conta. É o seu organismo te dando o recado de que algo não está bem, já que isso pode acarretar em problemas maiores.

A pele é o maior órgão do corpo humano e a falta de água pode significar também uma falta de suor, impossibilitando o organismo de limpar impurezas (e isso se reflete na urina, óbvio).

A escassez dela também impede o corpo de eliminar o excesso de gordura. Para evitar tudo isso: beba água.

3. MUITA SEDE

É claro que se você já teve ressaca, sabe do que eu estou falando. Quando acordamos no outro dia, após termos bebido uma

grande quantidade de álcool; ele acaba por desidratar nosso corpo, nos deixando com uma sede incontrolável.

O jeito é entender esses recados do corpo.

4. oLhos secos

A ressaca também pode estar diretamente ligada com olhos vermelhos. Sem a quantidade de água necessária, os canais lacrimais secam, afetando os olhos.

Para quem usa lentes de contato pode ser pior ainda!

5. dOR NAS ARTICULAÇÕES

Os ossos também podem ser bastante prejudicados pela falta de água. As articulações e os discos cartilaginosos são compostos de 80% de água.

Quando se mantêm a hidratação necessária, as articulações são capazes de aguentar movimentos repetitivos e fortes, como corridas ou mesmo quando caímos no chão.

6. dIMINUIÇÃO DA MASSA MUSCULAR

Os músculos também são compostos de água. É sempre importante lembrar de quando for praticar exercícios físicos, tomar água. Tanto antes como durante e depois! O efeito dessa água é fazer você se sentir melhor, além de reduzir a probabilidade de inflamações e dores.

7. Ficar mais tempo doente que os outros

A água, é claro, ajuda a eliminar toxinas. E nossos órgãos trabalham a fim de filtrar o que não precisam. Se não tomamos água, o mecanismo pode facilmente falhar.

Com essa desidratação, os órgãos passam a tirar água do sangue, dando origem a diversos problemas.

8. Sensação de cansaço e sonolência

Uma vez que o organismo é capaz de retirar água do sangue para hidratar nosso corpo, nos falta oxigênio, levando a uma sensação de cansaço e sonolência.

E não pense que o café pode resolver seus problemas. Talvez agora. Mas não a médio e muito menos longo prazo.

9. Sensação constante de fome

Não é tão complicado entender porque isso acontece. Se ficamos muito tempo sem beber água, há uma maior tendência em sentir necessidade de comer mais. Isso porque os alimentos também contêm líquido.

Sem falar em como a água pode ajudar na nossa digestão.

10. problemas digestivos

O umedecimento da mucosa oral está diretamente relacionada com o sistema digestivo, tal sua importância. Sem isso, a densidade da mucosa estomacal se reduz, deixando que o suco gástrico prejudique os órgãos internos. Isso leva ao que chamamos de acidez estomacal e indigestão.

11. sintomas de envelhecimento precoce

Conforme envelhecemos, nosso corpo passa a reter cada vez menos quantidade de água. Por isso, quanto mais velho ficamos, mais água devemos beber. Não importa se os sintomas aparecem mais exteriormente do que interiormente. A longo prazo, a falta de água é muito pior internamente.

Por isso, quanto mais cedo você começar a ganhar o hábito de beber água, melhor!

12. ler esse post inteiro

Se você leu tudo isso até aqui, é muito provável que você sinta que não bebe o tanto de água que deveria. Por isso, comece antes de receber sinais sérios como esses.

Beatriz Ponzio

Fotos: Shutterstock, Yummy Mommy’s World, iStock, Shutterstock, Foto Reprodução, Foto Reprodução, IPGGutenbergUKLtd/Thinkstock, Shutterstock, Foto Divulgação, Bolsa de Mulher, Thingstock, Aletia/Shutterstock

POSTS PATROCINADOS

Beatriz Ponzio

Jornalista, introspectiva, criativa, sensível, sonhadora, apaixonada por dança e pela vida.